Português (Brasil)

Prefeito Santa Terezinha de Itaipu, atendendo recomendação do MP, STI cancela realização da Fespop 2025

Prefeito Santa Terezinha de Itaipu, atendendo recomendação do MP, STI cancela realização da Fespop 2025

A decisão foi tomada após uma recomendação do Ministério Público, que apontou irregularidades na organização do evento, em anos anteriores.

Compartilhe este conteúdo:

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (18), o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Antonio Luiz Bendo, anunciou que o município não realizará a edição de 2025 do Fespop Festival. Participaram da coletiva o vice-prefeito Dr. Pedro, o assessor especial de Governo Valdumiro Rocha, o procurador-geral Osli Machado, a procuradora Daiana Oliveira Coutinho e o presidente da Câmara Municipal, Fernando Dal Pont Junior.

A decisão foi tomada após uma recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, que apontou irregularidades na organização do evento, em anos anteriores. Entre os pontos mencionados, a Recomendação Administrativa nº 01/2025, emitida pelo MP chama atenção à parceria entre a Prefeitura e o Provopar de Santa Terezinha de Itaipu na realização do festival.

No documento, entregue no dia 12 deste mês, o órgão alerta para a falta de chamamento público para a eleição do parceiro na organização. Destaca, ainda, a falta de publicidade em relação à destinação das receitas arrecadadas pelo evento, por meio de patrocínios e vendas de ingressos.

Possíveis penalizações

A decisão, garante o gestor, marca um momento de transição na gestão de eventos públicos no município. Ainda segundo Bim, o evento volta em 2026, reformulado, e atendendo rigorosamente as diretrizes legais de transparência. “Trabalhamos com transparência e quero continuar dormindo com a consciência tranquila”, afirmou o prefeito.

Segundo o procurador-geral Osli Machado, a realização do evento, sem atender o que determina a legislação poderia trazer uma série de problemas jurídicos, como crime de responsabilidade e improbidade administrativa. “Cancelar o evento para evitar irregularidades demonstra o alinhamento da gestão pública às exigências legais e às recomendações do Ministério Público”, afirmou o procurador-geral.

Prefeito confirma que edição de 2026

O Ministério Público recomendou que a organização do Fespop passasse por uma "total reformulação". No entanto, segundo o prefeito, não haveria tempo hábil para reestruturar o evento, inicialmente previsto para maio de 2025. Bim informou ainda que o orçamento reservado para a realização da Fespop 2025 (R$ 3,970 milhões) será investido em obras de infraestrutura, além de reforçar o setor de saúde do município.

 

Fonte/Assessoria

Compartilhe este conteúdo:

  .........