Português (Brasil)

Santa Terezinha de Itaipu realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Santa Terezinha de Itaipu realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Compartilhe este conteúdo:

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Secretaria de Assistência Social de Santa Terezinha de Itaipu promoveram, na última quarta-feira (9), no auditório da Escola do Trabalho a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Ao todo participaram 125 pessoas, entre delegados, convidados, participantes e organizadores.

A cerimônia de abertura foi realizada pela manhã, e contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Antônio Luiz Bendo (Bim), o vice-prefeito Dr. Pedro, a secretária de Assistência Social Janaína Scheid, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Dal Pont Junior, a conselheira municipal dos Direitos do Idoso Maria Lúcia de Fátima Xavier, e a presidente da Associação da Melhor Idade Amor e Carinho (AMIAC) Maria Lúcia Mayer. A palestra de abertura ficou à cargo do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa Jorge Nei Neves.

Políticas públicas à melhor idade

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o evento tem como objetivo debater políticas públicas, fortalecer a garantia de direitos e elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida dos idosos no município. 

Através da discussão de cinco eixos. O objetivo é identificar os desafios do envelhecimento no país, e, a partir disso, propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas.

Os Eixos discutidos no evento foram:

I – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

II – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

III – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

IV – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e

V – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Em cada Eixo foram propostas ações tanto para o Município, quanto para o Estado e para a União, aprovando-se um total de 73 propostas.

Conferência estadual

Além das propostas, foram eleitas delegadas que representarão o município na 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que acontecerá em Foz do Iguaçu, em agosto. Representando o Poder Público elegeu-se Ilza Aparecida Cardoso Freitas, como titular, e Cleide Regina Albano, como suplente, Como representantes da Sociedade Civil, foram eleitas Maria Lúcia de Fátima Xavier e Wanessa Maciel da Silva.

 

Fonte/Assessoria

Imagem da Galeria Foto/Assessoria
Compartilhe este conteúdo:

  .........